Seu carrinho está vazio no momento!
Placa-mãe,processador e memoria RAM
A placa-mãe recebe varias denominações: placa de sistema ou motherboard (MOBO), PLACA DE CPU ou ainda PLACA PRINCIPAL. todos esses nomes estão corretos, pois designam a principal base onde o processador, memoria e varias outras placas (placa de video, rede, fax/modem, som,etc) são intaladasos.
Elas é compostas por diversos componentes,como slot (das placas de expansão e das memórias), soquetes (do processador) contoladores ( de audio, de rede, USB teclados, etc) chipset barramentos, capacitores cristais, reguladores de voltagem entre outros.
A montagem de um computador depende antes de mais nada da placa-mãe, do processador e das memórias RAM. A partir desses componentes é que todas as configuração ( telativa a hardwere) restantes será escolhida. pois ambos trabalham juntos, e devem ser comparatives.
Dizemos que para cada placa-mãe há um processador,oq é verdade, fato esse explicado por dois motivos elementares: chipset usado e o soquete para processador.
por enquanto vamos estudas tendo como base um sistema que possui ponte norte e ponte sul (e barramento local -FSB Ddiferenciar FSB e QPI neste ponto não é objetivo por enquanto e só confundirá. Portanto, o chipset geralmente geralmente é composto por dois tipos de chips: NORTHBRIDGE (ponto norte) e southbridge (ponto sul). O chipset determina (entre outras coisas) qual o processador (ou processadores) suportado pela placa.
E o soquete é o local onde encaixa o processador, e então ele deve ter o mesmo padrão de pinagem. cada processador tem um arranjo em suas pinagem, que faz com que ele utilize um soquete especifico, que terá um nome que o identifique (por exemplo: soquete LGA1151) Desse forma um processador que tem um arranjo em seus pinos para o soquete LGA1151 (i99900K0 não encaixa no máximo que aconteceria é queimar o circuito ou ele não funcionar.
Além disso existem diferenças gritantes se compararmos soquetes LGA e PGA. Vou abordar sobre isso algumas parágrafos adiantes e voçê vai entender.
A aquisição de uma placa-mãe deve levar em consideração diversos fatores como a flexibilidade de upgrades e expansão. Outros fatores importantes são relativos ao que se destina o computador: onde (trabalho, casa) e como ( jogos gráficos,textos) será usado.
Placas mais baratas contém diversos circuitos onboard (na placa), tais como os circuitos de video, som rede e fax/modem, ou seja estão presentes na própria placa-mãe. Essas placas são de desempenho baixo ou medio. Outras placas não tem esses circuitos onboard onde devemos instalá-los á parte, através de placas. Por exemplo: uma placa de video, uma placa de som,etc. Todas são encaixadas em slots especificos (PCI, PCI Express), deixando assim, o processador e memórias mais “folgados”. No geral são melhores que as que possuem todos esses circuitos onboard, sendo assim de alto desempenho.
Jogos (principalmente 3D) a edição de filmes ( entre outros) exigem um micro com maior desempenho. Já para textos um computador de baixo desempenho dará conta do recado.
DICAS
Todos os periféricos são ligados atráves de uma interface, que podem estar localizada na placa-mãe( interface do teclado, interface SATA , etc.) que são as interfaces onboard, ou na propria placa que ela controla, isto é em ima pla especifica (placa de video, rede, fax/modem, etc.). Neste último caso, quando a interface está localizada em uma placa especificas, recebe o nome do periférico que ela controla. Exemplo: a placa de video recebe o nome de interface de video
FUNDAMENTOS
Um bom tecnico que conheçe detalhadamente os aspectos e funcionamentos de uma placa-mãe saberá fazer a melhor escolha para cada situação, além de possuir condições hábeis de prestar suporte técnico para corrigir falhas ou realizar upgrade, bem como trabalhar com placas novas e antigas sem problemas.
No início do adventos dos micros, nos IBM PC, eram usadas placas com fator de forma XT. Nem precisa dizer que esses padrão é muito antigos, não sendo encontrado nem nos micros usados que existe á venda no mercado brasileiro. A não ser que esse micro seja vendido como sucata.
O trabalho disposto nesse capitulo é focado nos padrões ATX e BTX
O padrão BTX foi visto como um substituto do padrão ATX, mas, desde o seu lançamento em meados de 2003, ainda é pouco utilizado. Basicamente ele é utilizado por empresas, tais como a DELL ( entre outras), As melhorias visam melhor ventilação, diminuição de ruidos e envolvem principalmente a placa- mãe (com uma disposição nova conectores) e gabinete. o conector de alimentação é de um de 24 pinos além de 4 pinos ( ou 8 pinos).
Observe na figura 02.1 uma comparação com uma Placa-mãe ATX (na esquerda) e outra BTX (na direita). Veja que os conectores externos e slot de expansão ficam em lados opostos ( um efeito “espelho”).
Veremos nos próximos tópicos os principais componentes de uma placa-mãe como soquetes e slots, barramento e chipset, etc.
Slots e Soquetes
O significado geral para slots é uma fenda (buraco estreito e longo). Por isso os encaixes onde colocamos as placas de expansão são denominados slots, da mesma forma que os das memórias RAMs também são slots.
Teremos um soquete quando houver um (ou um conjunto) de orificio ou pinos no qual encaixamos um ou mais plugues ou pinos. Os encaixes para processadores são chamados de soquetes. Lá no passado já existiu encaixes para processadores em cartucho e nesse caso eram chamados de slots.
O processador pode ser encaixado em um soquete PGA (Pin Grid Array) ou LGA os pinos ficam no processador e nos modelos LGA os pinos ficam no soquete
Durante sua jornada de estudo em outras materiais (outros livros, cursos, videos na internet, etc) você verá sobre mais um tipo, que é o BGA (Ball Grid Array). podemos dizer que o BGA é uma variante do PGA. Porém possui uma diferença gigantesca: eles são soldados na placa e portanto você não consegue tirar e recolocar facilmente. Eles não possuem pinos e sim esferas ( pontos de solda).
Chips BGA são usados em vários dispositivos e placas, tais como, smartphones notbooks e interfaces como a GPU que já citei.
Outro termo que irá se deparar é o ZIF ( ZERO ISERTION FORCE =FORÇA DE ISERÇÃO ZERO) está relacionado ao PGA, portanto, são cpmpostos por um conjunto de orificios dispostos de forma quadrangular ( ou retangular) e uma alavanca lateral. se refere aos soquetes PGA e nada mais é que é uma forma de qualificar que o processador instalado sem precisar fazer força, de forma simples e fácil. E para encaixar o processador nesse soquete, levanta -se a alavanca e encaixa-se o pino 1 do processador( um entalhe -corte ou baixo-relevo em forma de círcuito em um dos cantos) ao pino 1 do soquete ( falta de pinos em um dos cantos).
Slots de Memórias e Slots de Placas de Expansão
Antes de estudar o tópico barramentos, vamos ver um pouco sobre slots e memórias e slots para placas de expansão.
Os slots de memória utilizados atualmente são DIMM DE 240 E SO-DIMMs DE 240 (DDR3) nos computadores “antigos”, DIMM 288 pinos e SO- DIMM de 260 pinos (DDR4) e, por fim, tem os slots para DDR5 que também possui pinagem de 288 contatos, porém uma memória RAM DDR5 não pode ser usadas em um slot para DDR4 e vice-versa. Não vai nem encaixar corretamente porque existe um corte no módulo que se encaixa com um ressalto no slot que serve como guia e para impedir instalações errôneas
já os slot para placas servem para encaixar placas de expansão, que podem ser placas de video de som, fax/modem, rede, etc. Desde os primeiros Pcs, foram desemvolvidos diversos barramentos e, consequentemente , diversos slots que permitissem a interligaça da nova placa á placa-mãe, entre eles posso citar os antiquíssimos ISA, VERSA e AGP (não são mais usados pela industria atual), o antigo PCI ( mas ainda é usado, muito embora muitos fabricantes já o abandonou) e o mais usado atualmete que é PCI Express.
Barramentos: fundamentos e barramentos internos
Barramentos é um conjunto de vias que conectam diferentes partes do computador, permitindo dessa forma que haja uma comunicação entre elas, principalmente entre o processador e vários outros circuitos.
As partes que compõem o computador se comunicam entre si a todo momentos. Essa comunicação é feita através de sinais, pulsos elétricos, que devem ser transmitidos através de algum meio fisicos, que é o barramento, chamado também por bus.Observe a figura 02.8 um exemplo barramentos.
Figura 02.8: barramentos. Esse esquema é simplificado, pois, um barramento é constituido por várias trilhas interligando cada componente e, dependendo da placa em questão, haverá variacões na forma de como tudo é interligado. As setas indicam um grupo de trilhas. Nesta imagem coloquei essa representacão que posssui Ponte Sul(e barramento local -FSB) apenas para ilustrar. Diferenciar FSB e QPI neste ponto não é o objetivo.
Hypertransport
Esse barramento está presente em placas-mãe que utilizam processadores AMD a partir do AMD64 socker 754, tais como o Athlon 64.
Abordo sobre ele mais á frente neste capitulo ( em processadores), mas, para adiantar, é um barramento que liga o processador diretamente a um chipset, que por sua vez, se comunica com os demais componestes do computador. A memória é ligada diretamente ao processador (nessa arquitetura a controladora da memória é integrada no processador) por um canal chamado barramento da memória.